O sonho de Jurassic Park: é possível clonar dinossauros?

Uma resenha sobre o capítulo 3 do livro “Detetives do DNA”, escrito pela PhD em comunicação científica, Anna Meyer, com parceria do professor, biólogo teórico evolutivo David Penny.

Quem nunca sonhou em ver dinossauros vivos novamente, como no filme Jurassic Park? Mas será que esse sonho está mais perto da realidade ou da ficção científica? Neste texto, vamos explorar a possibilidade de clonar dinossauros e criar um parque temático como o do filme.

Dinossauros – de onde vieram, para onde foram?

Os dinossauros são um dos grupos mais fascinantes de animais que já existiram na Terra. Eles dominaram o planeta por milhões de anos, até que um evento catastrófico os levou à extinção. Mas como sabemos tanto sobre esses animais? A resposta está nos fósseis e na ciência da paleontologia.

DNA de dinossauros

A ideia de clonar dinossauros depende da obtenção de DNA desses animais. No filme Jurassic Park, os cientistas encontram DNA de dinossauros em insetos presos em âmbar. Mas será que isso é possível na vida real? A resposta é não. Os cientistas não conseguiram encontrar DNA de dinossauros em insetos ou em outros fósseis.

O sonho destruído

Mesmo que os cientistas conseguissem encontrar DNA de dinossauros, ainda haveria muitos obstáculos para clonar esses animais. A clonagem de animais extintos é um processo complexo e improvável, especialmente quando se trata de animais que viveram há milhões de anos. Além disso, os cientistas descobriram que o DNA não pode ser conservado por milhões de anos, o que torna a clonagem de dinossauros praticamente impossível.

O DNA é uma molécula instável e se degrada com o tempo; em condições naturais, ele dificilmente sobrevive por mais de algumas centenas de milhares de anos, um período muito menor do que o tempo desde a extinção dos dinossauros, cerca de 65 milhões de anos atrás.

Conclusão

Em resumo, clonar dinossauros é um sonho que provavelmente nunca se tornará realidade. A obtenção de DNA de dinossauros é improvável, e mesmo que fosse possível, a clonagem de animais extintos é um processo complexo e improvável. No entanto, a ciência continua a avançar, e quem sabe o que o futuro reserva? Talvez um dia possamos criar um parque temático com robôs ou simulações de dinossauros, mas clonar os animais reais? Isso é um sonho que provavelmente nunca se tornará realidade.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments